36º Festival de Gramado

› Diversão › Cinema e DVD › Festival de Gramado › 36º Festival de Gramado

36º Festival de Gramado

Quarta, 13 de agosto de 2008, 14h05 Atualizada às 14h03

Montador de 'Tropa de Elite' trabalha com diretor cult

Orlando Margarido
Direto de Gramado

O montador e agora curta-metragista Daniel Rezende está na ilha de edição trabalhando no novo filme do cultuado diretor americano Terrence Malick, chamado Tree of Life. Rezende veio a Gramado concorrer com seu curta de estréia Blackout, mostrado terça-feira à noite no Palácio do Festival, e participou esta quarta do debate aberto ao público.

» Curtas trazem vigor à programação
» Veja os indicados
» Confira a programação

São dez minutos de um falso plano-sequência, segundo o diretor, pois os nove cortes existentes acontecem todos no momento em que a tela fica escura. Na trama, dois homens ligados à política (Wagner Moura e Augusto Madeira) se trancam numa pequena sala de depósito para fumar e falar a respeito de um burocrata que atrapalha seus interesses.

Há uma rápida participação ainda do fotógrafo de cinema César Charlone. Rezende diz que realizar o curta foi uma oportunidade que surgiu em meio às filmagens de Ensaio sobre a Cegueira, de Fernando Meirelles. "Não tenho planos inicialmente de filmar mais, nem curta, nem longa-metragem, mas foi uma experiência muito bacana".

A montagem de Tree of Life, o filme de Malick, é seu segundo trabalho nos Estados Unidos, desta vez no estado do Texas. Rezende é responsável pela edição de sucessos nacionais como Cidade de Deus, Tropa de Elite, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias e o já citado Ensaio Sobre a Cegueira, previsto para estrear no Brasil em setembro.

Em quatro décadas de carreira, Malick realizou apenas cinco filmes, como Além da Linha Vermelha, e é conhecido por seu perfeccionismo.

Especial para Terra

Busque outras notícias no Terra