inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Sundance recebe elite do cinema independente

14 de janeiro de 2004 15h04 atualizado às 16h49

Cena de  Diários da Motocicleta  de Walter Salles que será apresentado em Sundance. Foto: FilmFour/Divulgação

Cena de Diários da Motocicleta de Walter Salles que será apresentado em Sundance
Foto: FilmFour/Divulgação

Hollywood vai guardar seus tapetes vermelhos e embarcar para as calçadas cobertas de neve de Park City, Utah, na quinta-feira, onde cineastas e cinéfilos já estão se reunindo para participar do Festival de Cinema Sundance.

Patrocinado por Robert Redford e seu Instituto Sundance de Cinema, o festival é o evento mais importante do cinema independente norte-americano e um dos maiores mercados de compra e venda de filmes idealizados e produzidos fora dos grandes estúdios.

Os organizadores do festival dizem que quase 40 mil pessoas vão viajar para Park City, estação de esqui situada a leste de Salt Lake City, para assistir a filmes que variam desde November, estrelado por Courteney Cox Arquette (a Monica de Friends), até Tarnation, trabalho feito com o orçamento imbatível de 200 dólares e que afirma ser "em parte documentário, em parte ficção narrativa, em parte filme doméstico, em parte 'viagem' movida a LSD".

Os trabalhos que fizerem sucesso em Sundance estarão entre os mais comentados do ano. Os prêmios do júri de Sundance 2003 dados a Anti-herói Americano (melhor filme dramático) e A Captura dos Friedmans (melhor documentário) valeram críticas elogiosas aos dois trabalhos, que já fazem parte dos que têm chances ao Oscar deste ano.

Como Anti-herói Americano, muitos dos 255 longas e curtas que serão exibidos em Sundance este ano levam adiante a tendência a misturar estilos narrativos ficcionais com técnicas de documentário.

O diretor do festival, Geoff Gilmore, disse à Reuters que a introspecção pessoal vista em muitos filmes independentes dos últimos anos parece ter se deslocado, depois de 11 de setembro, para histórias sobre personagens que buscam seu lugar no mundo.

"O público não sabe ao certo qual é a busca dos personagens, mas são buscas externas, não internas. Dizem respeito a encontrar seu lugar no mundo, não seu lugar interior", disse Gilmore.

Sundance 2004 inclui vários filmes de diretores afro-americanos, como Redemption, de Vondie Curtis Hall, baseado na história verídica da autotransformação de um integrante de uma gangue. Baadasssss!, de Mario Van Peebles, relata o making of do filme histórico feito por seu pai em 1971, Sweet Sweetback's Baadasssss Song.

AS FESTAS, OS NEGÓCIOS
Os compradores de filmes disseram que os preços mais baixos verificados nos últimos anos, após o boom de meados dos anos 1990, vão continuar, mas que mais filmes estão sendo comprados e espalhados entre uma série de distribuidoras.

"Dos festivais mais importantes de 2003 em termos de negócios com filmes, incluindo Cannes e Toronto, Sundance foi de longe o que mais teve resultados comerciais", disse Tom Ortenberg, da Lions Gate Entertainment. "E parece que isso vai se repetir este ano."

Alguns filmes que já estão sendo comentados este ano são The Woodsman, Garden State, Diários da Motocicleta, de Walter Salles, Maria Full of Grace e One Point O.

O festival também abriga festas famosas povoadas por jovens cineastas e celebridades como Ashton Kutcher, cujo Butterfly Effect terá sua pré-estréia em Sundance.

Os músicos Nelly, Jason Mraz e Macy Gray são alguns dos que vão se apresentar na cidade. Grandes empresas como Intel e Sony irão expor novas tecnologias digitais, e a Coca-Cola vai lançar um novo Diet Coke com limão durante o festival.

Mas Sundance diz respeito a filmes, diretores de cinema e divulgar idéias das quais os estúdios de Hollywood nem sequer querem ouvir falar.

O curta Pretty Dead Girl, de Shawn Ku, terá sua estréia em Sundance. O filme conta a história de um funcionário de necrotério que supera sua necrofilia e aprende a amar uma mulher viva. É um musical. O Festival de Cinema Sundance 2004 termina em 25 de janeiro.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.