inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Hollywood encerra as inscrições para o Oscar 2004

01 de dezembro de 2003 21h40 atualizado às 22h26

Ian McKellen. Foto: Divulgação

Ian McKellen
Foto: Divulgação

A Academia encerrou nesta segunda-feira o prazo para inscrição dos filmes que devem concorrer ao Oscar 2004, uma edição que deverá destacar candidatos como os épicos O Último Samurai, Master and Commander e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

Todos eles já fazem parte da lista de produções que devem concorrer à 76ª edição dos prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos. O número de candidatos deve superar 300, como em outras edições.

Mas são apenas poucos os filmes que já figuram nas apostas do público e da imprensa sobre quem serão os candidatos à estatueta dourada.

Muitos ainda não estrearam, pois o prazo para chegada aos cinemas termina à meia-noite de 31 de dezembro, quando todos os filmes deverão ter permanecido em cartaz em Los Angeles no mínimo sete dias consecutivos.

É o caso do favorito deste ano: O Senhor dos Anéis: o Retorno do Rei, terceira parte da saga fantástica do escritor J.R.R. Tolkien, que sem dúvida aparecerá mais uma vez entre os cinco candidatos a melhor filme.

Sua estréia mundial será no dia 17 de dezembro e as expectativas apontam uma possível estatueta como forma de coroar um sucesso que arrecadou mais de 650 milhões de dólares para as bilheterias americanas com os dois primeiros filmes.

Para isso, O Retorno do Rei deverá superar vários obstáculos, entre eles o fato de a Academia nunca ter premiado um filme fantástico, nem mesmo o sucesso da saga de Guerra nas Estrelas.

Apenas dois filmes foram capazes de superar os 300 milhões de dólares em bilheteria e conseguir o Oscar de melhor filme, Forrest Gump e Titanic, o que diminui as possibilidades de vitória da obra do cineasta Peter Jackson.

No entanto, a luta de O Senhor dos Anéis pela estatueta promete ter proporções tão épicas quanto o filme; seus principais adversários são: Master and Commander e O Último Samurai, cuja estréia está marcada para a próxima sexta-feira.

Este foi descrito como o trabalho mais adulto de Tom Cruise até o momento, que envelheceu cerca de dois anos para se transformar em um professor da arte dos samurais japoneses.

No caso de Master and Commander, os romances de Patrick O'Brian serviram de pano de fundo para reviver as aventuras navais, afastadas das telas durante anos.

O filme é protagonizado por Russell Crowe, que segundo algumas especulações poderia receber sua terceira indicação consecutiva ao Oscar de melhor ator.

Em Cold Mountain, que ainda não estreou, o tom épico é dado pela guerra civil americana e o elenco inclui a vencedora do Oscar de melhor atriz em 2003, Nicole Kidman, além de candidatos como Renee Zellwegger e Jude Law.

Outros trabalhos menores em orçamento e escala, mas não em conteúdo nem qualidade, tentarão se destacar entre os candidatos a melhor filme, que serão anunciados no dia 27 de janeiro.

Entre eles pode aparecer Peixe Grande, de Tim Burton, uma história sobre as relações pai e filho em meio a um mundo imaginário próprio da mente deste visionário.

Encontros e Desencontros, o segundo filme dirigido pela filha de Francis Ford Coppola, Sofia, tem chances de concorrer, assim como Sobre Meninos e Lobos, o último trabalho de Clint Eastwood como diretor.

"Os membros da Academia costumam votar para a posteridade", lembrou a revista Newsweek, uma previsão correta em outras ocasiões e que se for cumprida pode dar vantagem às produções mais épicas desta temporada.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.