inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Começam especulações sobre o Oscar em Hollywood

25 de novembro de 2003 14h49 atualizado em 28 de novembro de 2003 às 11h42

Cena do filme  O Último Samurai, com Tom Cruise. Foto: Divulgação

Cena do filme O Último Samurai", com Tom Cruise
Foto: Divulgação

A temporada de fim de ano no cinema norte-americano deslancha esta semana, marcando a época em que Hollywood começa a sonhar com o Oscar.

O período das premiações na terra do cinema tem início na metade de dezembro, quando os críticos começam a escolher seus filmes favoritos de 2003, e chega ao auge em 29 de fevereiro, quando a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fará a entrega dos Oscar.

É verdade que vários dos possíveis candidatos a estatuetas de ouro já estão em cartaz nos cinemas, como Seabiscuit - Alma de Herói (saiba mais), Master and Commander: The Far Side of the World e Sobre Meninos e Lobos (saiba mais).

Mas Hollywood costuma reservar para o final do ano seus grandes filmes que visam diretamente ao Oscar, além de vários trabalhos feitos para agradar ao público, com a intenção de incrementar as bilheterias.

A caçada ao Oscar começa na quarta-feira com a estréia de Desaparecidas, com Cate Blanchett, uma história sobre sequestro no Velho Oeste dirigida por Ron Howard.

Em 5 de dezembro será a vez de O Último Samurai (saiba mais), em que Tom Cruise faz um veterano da Guerra Civil norte-americana convidado a treinar soldados japoneses nas técnicas de guerra ocidentais.

O drama Peixe Grande, de Tim Burton, vai estrear em poucas cidades em 10 de dezembro, ampliando o leque até janeiro. O filme conta uma história mística sobre um filho, Billy Crudup, que descobre a grandeza humana através dos olhos de seu pai moribundo, Albert Finney.

Uma semana mais tarde chegará aos cinemas a aventura mais antecipada da temporada: O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei (saiba mais), encerrando a trilogia baseada no épico de J.R.R. Tolkien sobre a batalha pela Terra Média.

Jack Nicholson e Diane Keaton são os protagonistas da comédia romântica Something's Gotta Give, que vai estrear em 12 de dezembro.

Uma semana mais tarde, o público norte-americano verá Julia Roberts como uma professora que inspira suas alunas a realizar grandes feitos na faculdade feminina Wellesley College, no início dos anos 1950, em O Sorriso de Mona Lisa (saiba mais).

Finalmente, no dia do Natal, a Miramax vai lançar Cold Mountain, em que Jude Law será um soldado confederado, na época da Guerra Civil norte-americana, que empreende o longo caminho de volta para casa para reencontrar o amor de sua vida, Nicole Kidman.

AJUDA AOS INDEPENDENTES
São esses filmes e seus atores que terão as maiores campanhas para o Oscar, mas sempre há alguns filmes independentes e de baixo orçamento que conseguem fazer parte da festa.

Segundo o diretor Jim Sheridan, cujo semi-autobiográfico Terra de Sonhos (saiba mais) é um dos filmes de baixo orçamento que buscam a atenção do Oscar, "a única maneira de levar filmes independentes à atenção do público mais amplo é lançá-los na temporada das premiações".

O novo trabalho do diretor de Meu Pé Esquerdo, de 1989, entra em cartaz na quarta-feira, ao lado de outro filme que tem esperanças de chegar ao Oscar, The Cooler, em que William H. Macy faz um funcionário de cassino que tem tanto azar no jogo que é pago para se sentar ao lado de jogadores que estão ganhando, para "esfriar" suas chances.

O drama sombrio House of Sand and Fog, que estréia em 26 de dezembro, se enquadra na categoria dos arriscados. É a história de um imigrante iraniano (Ben Kingsley) que luta para ficar com um chalé deteriorado na Califórnia do qual foi despejada a moradora anterior (Jennifer Connelly).

Outros filmes independentes que podem se destacar são 21 Gramas, Encontros e Desencontros e As Invasões Bárbaras (saiba mais), que já estão em cartaz, além de Girl with a Pearl Earring (estréia em 12 de dezembro) e Japanese Story (31 de dezembro).

Mas nem todos os filmes maiores lançados em dezembro estão de olho no Oscar. Alguns visam simplesmente fazer a platéia rir ou chorar, ou, ainda, diverti-la com ação e aventuras.

Entre os filmes de grande orçamento programados para agradar às famílias estão A Mansão Mal-Assombrada, com Eddie Murphy, que estréia na quarta-feira, e uma nova versão de Peter Pan (saiba mais), que será lançada no dia de Natal.

Outros que têm estréia prevista para o Natal são a comédia Cheaper by the Dozen, em que Steve Martin e Bonnie Hunt são um casal com 12 filhos, e o suspense O Pagamento (Paycheck), com Ben Affleck.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.