O diretor brasileiro Walter Salles
Foto: Reinaldo Marques/Terra
Veja imagens do filme!
Famosos assistem Diários da Motocicleta em SP
No filme, com estréia marcada para 7 de maio em 80 salas do país, Bernal faz Ernesto Guevara de la Serna aos 23 anos, que parte em viagem junto com seu amigo Alberto Granado, um jovem bioquímico de 29 anos, por vários países latino-americanos, começando pelo cone sul.
O ator argentino que o interpreta, Rodrigo de la Serna, também estava na comitiva que apresentou o filme a imprensa nesta tarde, assim como o próprio Granado, hoje com 82 anos.
"A idéia é que esse filme fizesse, de alguma forma, com que as pessoas se interessassem não pela camiseta (do Che), pelo objeto de consumo, e sim pelo o que esse cara dizia, pensava. Com isso, acho que a gente vai ter concluído uma pequena missão que é a de aproximar esse personagem das pessoas", disse Salles em um hotel no centro da cidade.
"O intuito do filme era falar do Ernesto antes de ele se tornar o Che", continuou o diretor, citando o filho de Che Guevara, Camilo, com quem Salles se encontrou em Havana para falar do projeto. No total, foram cinco anos de dedicação o longa-metragem, entre pesquisas, entrevistas, roteiro e filmagens.
Diários de Motocicleta é ambientado em 1952, quando os dois jovens decidem partir em uma viagem com uma velha motocicleta, apelidada de "La Poderosa" (a poderosa). Cinco motos diferentes foram usadas para o longa-metragem e uma das réplicas está na cidade.
A equipe de filmagem, junto com atores e diretor, percorreram novamente o mesmo caminho feito por Che, de Buenos Aires até a Patagônia, cruzando a Cordilheira dos Andes, sul do Chile e Peru. Antes de chegar ao destino final, na península de Guajira, na Venezuela, os dois passam um tempo na Amazônia peruana trabalhando em um leprosário de uma cidade chamada San Pablo.
"Acredito que muitos lugares estão bem piores hoje do que 50 anos atrás", disse Bernal. Ele contou que algumas cenas do filme, como as que eles interagem com alguns locais, foram improvisadas, dando um tom de documentário à produção.
Diários de Motocicleta, financiado na Grã-Bretanha e França, participou do Festival de Sundance deste ano e concorre à Palma de Ouro no festival de Cannes, que começa em meados de maio. Ainda nesta semana, a comitiva de divulgação do filme segue para o Rio de Janeiro.
- Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.