> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Domingo, 27 de fevereiro de 2005, 15h31 
"Mar Adentro" é favorito como filme estrangeiro
 
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Mar Adentro, do espanhol Alejandro Amenábar, é favorito para levar neste domingo o Oscar de melhor filme estrangeiro, enquanto a colombiana Catalina Sandino Moreno prepara-se para viver seu grande dia como atriz revelação.

Apesar de, como disse Amenábar, o resultado ser imprevisível, o diretor de Mar Adentro passará pelo tapete vermelho como grande favorito em sua categoria.

O diretor virá sem o protagonista, Javier Bardem, que ficou sem indicação a melhor ator e que planeja ver o Oscar, segundo Amenábar, de Madri pela televisão.

Por enquanto, tudo está favorável. Amenábar recebeu no sábado o prêmio Espírito Independente na categoria de melhor filme estrangeiro, um bom presságio do que poderia acontecer esta noite quando, no final da cerimônia, for anunciado o vencedor na categoria de filme estrangeiro.

Embora se diga tranqüilo, o diretor não esconde a vontade de levar a estatueta que representa, em suas palavras, "o definitivo" diante da promoção do filme.

"O grau de frustração será proporcional ao grau de alegria", disse Amenábar, reconhecendo que o filme do qual tem mais medo é a produção francesa A Voz do Coração. Devido ao que possa acontecer, os atores de Mar Adentro não acompanharão Amenábar esta noite no teatro Kodak: "Não queríamos exagerar trazendo todo elenco aqui", disse o diretor.

Os que vieram foram a maquiadora Jo Allen - candidata ao Oscar nesta categoria e responsável pela milagrosa transformação de Javier Bardem em Ramón Sampedro - e o cabeleireiro Manolo García.

Amenábar, que virá em um fraque de Hugo Boss, tem boas palavras para a colombiana Catalina Sandino Moreno, a jovem protagonista de Maria Cheia de Graça, indicada ao Oscar de melhor atriz.

Sandino também ganhou o prêmio Espírito Independente no sábado, na mesma categoria em que participa do Oscar. A jovem colombiana está aprendendo o mais rápido possível a lutar com os rigores da fama e, embora se declarasse irritada com tanta atenção, disse que pensava passar bem por isso: "É preciso aproveitar, senão fica louca."

Sandino interpreta no filme uma intermediária de drogas grávida que, levada pelas circunstâncias, engole mais de 50 bolas de látex cheias de cocaína com as quais voa da Colômbia para Nova York.

As apostas colocam como favoritas na categoria de melhor atriz Hillary Swank, a boxeadora de Menina de Ouro, e Annette Bening, a protagonista de Being Julia, e a própria Sandino Moreno reconhece que é "muito difícil" uma surpresa. "Já ganhei muito, não espero mais", diz.

Por ora, a jovem tornou-se a grande revelação desta 77ª edição do Oscar, uma conquista ainda mais importante considerando que é seu primeiro trabalho no cinema.

Enquanto isso, os fãs vão sentir falta do mexicano Gael García Bernal, que inicialmente ia apresentar o prêmio de melhor canção mas decidiu "dar um bolo" na Academia.

Apesar de a música Al Otro Lado Del Río, de Diários de Motocicleta, ser candidata ao Oscar, os organizadores não deixaram que seu autor, o uruguaio Jorge Drexler, interpretasse a canção no palco.

Em seu lugar, o ator espanhol Antonio Banderas e o músico mexicano Carlos Santana cantarão em dueto. "Eu tomo as decisões do ponto de vista artístico, mas eles dependem do índice de audiência", disse Drexler.

O filme também é candidato a outro Oscar, na categoria de melhor roteiro adaptado, pelo trabalho do porto-riquenho José Rivera, que está confiante de que o extra de publicidade em torno do filme sirva para que "mais pessoas descubram o personagem real do 'Che'", o guerrilheiro argentino-cubano Ernesto "Che" Guevara.

A presença espanhola também aparece na categoria de curta de animação com o filme 7.35 in the Morning, de Nacho Vigalondo, que, ainda que só por um dia, deixará o chinelo de lado e vestirá um fraque de Ermenegildo Zegna.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade