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Clint Eastwood com o Oscar de melhor filme por Menina de Ouro |
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A estratégia conservadora adotada pela Warner Bros. para lançar Menina de Ouro mostrou ter funcionado, no domingo, quando a saga sobre boxe conquistou quatro Oscars, coroando um mês durante o qual sua bilheteria vem aumentando constantemente, movida pelas indicações que recebeu aos prêmios da Academia.
Com bilheteria relativamente modesta de US$ 65 milhões acumulada até agora, o filme deve ver suas vendas de ingressos aumentar no próximo fim de semana, prevêem observadores da indústria do cinema.
Projeto que custou US$ 30 milhões e foi financiado conjuntamente pela Warner, pertencente à Time Warner, e a produtora independente Lakeshore Entertainment, Menina de Ouro recebeu o Oscar de melhor filme, melhor direção (Clint Eastwood), melhor atriz (Hilary Swank) e melhor ator coadjuvante (Morgan Freeman).
Seu principal concorrente, O Aviador, sobre a vida do magnata excêntrico Howard Hughes, recebeu cinco prêmios, mas apenas um deles em uma das categorias principais: melhor atriz coadjuvante, para a australiana Cate Blanchett.
A derrota de O Aviador nas categorias melhor filme e melhor diretor, na qual Martin Scorsese foi superado por Clint Eastwood, trouxe grande frustração para a Miramax Filmes, que, com suas campanhas publicitárias caras e agressivas, revolucionou o marketing de filmes para o Oscar.
Os irmãos Harvey e Bob Weinstein, co-fundadores da Miramax, devem deixar dentro em breve a empresa que fundaram, depois de anos de atritos com sua empresa-mãe, a Disney, e esperavam sair com vitórias grandes. "O Aviador" já arrecadou US$ 94 milhões nas bilheterias norte-americanas.
O maior impulso decorrente do Oscar nas bilheterias muitas vezes decorre mais de se conseguir uma indicação ao prêmio do que do prêmio propriamente dito. As premiações também resultam em aumentos nas vendas de vídeos e DVDs.
Os indicados ao Oscar foram anunciados em 25 de janeiro, e o melhor caso de impacto positivo ocorrido este ano foi justamente de Menina de Ouro.
A Warner segurou seu filme, esperando para lançá-lo num grande número de cinemas até depois das indicações. No fim de semana antes do anúncio dos filmes indicados, Menina de Ouro estava sendo exibido em apenas 145 cinemas nos EUA.
No fim de semana seguinte, já estava em 2.010 salas. Sua bilheteria subiu de US$ 1,7 milhão em um fim de semana para 12,3 milhões no fim de semana seguinte.
Os cinco indicados ao Oscar de melhor filme ¿ que incluíam a comédia Sideways - Entre Umas e Outras, o drama Em Busca da Terra do Nunca e Ray - viram suas vendas subirem em média 182%.
Foi uma cifra impressionante para Ray, que conta a história da vida do cantor Ray Charles, porque o filme estava à venda em vídeo e DVD uma semana após o anúncio das indicações.
A Universal já vendeu cerca de 5 milhões de cópias de Ray pelo equivalente a US$ 90 milhões, supondo um preço médio de US$ 18 por unidade no varejo. A bilheteria do filme, até agora, chega a US$ 75 milhões.
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