> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Segunda, 28 de fevereiro de 2005, 15h57  Atualizada às 16h25
Bilheteria de "Menina de Ouro" aumenta
 
Bob Tourtellotte
 
AP
Clint Eastwood com o Oscar de melhor filme por  Menina de Ouro
Clint Eastwood com o Oscar de melhor filme por Menina de Ouro
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A estratégia conservadora adotada pela Warner Bros. para lançar Menina de Ouro mostrou ter funcionado, no domingo, quando a saga sobre boxe conquistou quatro Oscars, coroando um mês durante o qual sua bilheteria vem aumentando constantemente, movida pelas indicações que recebeu aos prêmios da Academia.

Com bilheteria relativamente modesta de US$ 65 milhões acumulada até agora, o filme deve ver suas vendas de ingressos aumentar no próximo fim de semana, prevêem observadores da indústria do cinema.

Projeto que custou US$ 30 milhões e foi financiado conjuntamente pela Warner, pertencente à Time Warner, e a produtora independente Lakeshore Entertainment, Menina de Ouro recebeu o Oscar de melhor filme, melhor direção (Clint Eastwood), melhor atriz (Hilary Swank) e melhor ator coadjuvante (Morgan Freeman).

Seu principal concorrente, O Aviador, sobre a vida do magnata excêntrico Howard Hughes, recebeu cinco prêmios, mas apenas um deles em uma das categorias principais: melhor atriz coadjuvante, para a australiana Cate Blanchett.

A derrota de O Aviador nas categorias melhor filme e melhor diretor, na qual Martin Scorsese foi superado por Clint Eastwood, trouxe grande frustração para a Miramax Filmes, que, com suas campanhas publicitárias caras e agressivas, revolucionou o marketing de filmes para o Oscar.

Os irmãos Harvey e Bob Weinstein, co-fundadores da Miramax, devem deixar dentro em breve a empresa que fundaram, depois de anos de atritos com sua empresa-mãe, a Disney, e esperavam sair com vitórias grandes.

"O Aviador" já arrecadou US$ 94 milhões nas bilheterias norte-americanas.

O maior impulso decorrente do Oscar nas bilheterias muitas vezes decorre mais de se conseguir uma indicação ao prêmio do que do prêmio propriamente dito. As premiações também resultam em aumentos nas vendas de vídeos e DVDs.

Os indicados ao Oscar foram anunciados em 25 de janeiro, e o melhor caso de impacto positivo ocorrido este ano foi justamente de Menina de Ouro.

A Warner segurou seu filme, esperando para lançá-lo num grande número de cinemas até depois das indicações. No fim de semana antes do anúncio dos filmes indicados, Menina de Ouro estava sendo exibido em apenas 145 cinemas nos EUA.

No fim de semana seguinte, já estava em 2.010 salas. Sua bilheteria subiu de US$ 1,7 milhão em um fim de semana para 12,3 milhões no fim de semana seguinte.

Os cinco indicados ao Oscar de melhor filme ¿ que incluíam a comédia Sideways - Entre Umas e Outras, o drama Em Busca da Terra do Nunca e Ray - viram suas vendas subirem em média 182%.

Foi uma cifra impressionante para Ray, que conta a história da vida do cantor Ray Charles, porque o filme estava à venda em vídeo e DVD uma semana após o anúncio das indicações.

A Universal já vendeu cerca de 5 milhões de cópias de Ray pelo equivalente a US$ 90 milhões, supondo um preço médio de US$ 18 por unidade no varejo. A bilheteria do filme, até agora, chega a US$ 75 milhões.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade