> Diversão > Cinema  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Segunda, 28 de fevereiro de 2005, 16h33  Atualizada às 16h47
Jorge Drexler emociona o Uruguai com Oscar
 
AP
Os jornais uruguaios atrasaram seu fechamento diário para aguardar o resultado da categoria
Os jornais uruguaios atrasaram seu fechamento diário para aguardar o resultado da categoria
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Jorge Drexler, um dos mais importantes compositores uruguaios, surpreendeu seus conterrâneos na segunda-feira ao proporcionar ao país seu primeiro Oscar: o de melhor canção, pelo filme Diários de Motocicleta, do brasileiro Walter Salles.

Al Otro Lado Del Río foi a primeira canção em espanhol indicada ao Oscar na história dos prêmios da Academia. Drexler, um otorrinolaringologista de 40 anos de idade, vive na Espanha desde 1994, onde teve início sua carreira de compositor.

O governo uruguaio, cuja gestão chega ao fim em 1 de março, sugeriu na segunda-feira que seja realizada uma homenagem ao cantor.

"Naturalmente, esta vitória de Drexler não tem cor, partido ou governo", disse o ministro da Cultura, José Amorín Batlle, à rádio El Espectador. "É uma coisa de todo o país. É uma vitória de um uruguaio que nós, os três milhões de habitantes do país, sentimos como nossa."

Os jornais uruguaios atrasaram seu fechamento diário para aguardar o resultado da categoria na qual também concorria o célebre compositor Andrew Lloyd Webber, por O Fantasma da Ópera. Os noticiários matinais das rádios começaram com a canção de Jorge Drexler.

Por decisão dos organizadores, na cerimônia do Oscar a canção foi interpretada pelo ator espanhol Antonio Banderas e o guitarrista mexicano-americano Carlos Santana, fato que causou polêmica na comunidade latina e foi lamentado pelo cantor uruguaio e os responsáveis por Diários de Motocicleta.

Num claro gesto de protesto, Drexler, ao receber a estatueta, em lugar de um discurso de agradecimento, cantou sozinho, sem acompanhamento, o refrão da canção, sob o olhar satisfeito de Banderas e Santana.

O ator principal de Diários de Motocicleta, o mexicano Gael García Bernal, não compareceu à cerimônia em protesto contra a decisão da Academia de Hollywood de não permitir que Drexler cantasse.

O filme Diários de Motocicleta narra a viagem pela América do Sul feita pelo jovem Ernesto "Che" Guevara e seu amigo Alberto Granado. Gael García Bernal faz o papel de Che, e o argentino Rodrigo de la Serna, o de seu companheiro de viagem.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade