> Diversão > Cinema e DVD  > Oscar 2005
  Sites relacionados
Cinema
Diversão
Gente & TV
Globo de Ouro

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail

Oscar 2005
Segunda, 28 de fevereiro de 2005, 18h31 
Drexler mostra à Academia como cantar o tema de "Diários"
 
Reuters
Jorge Drexler ganhou o Oscar de melhor canção original pela música  Al otro lado del río
Jorge Drexler ganhou o Oscar de melhor canção original pela música Al otro lado del río
Saiba mais
» Confira a lista dos vencedores do Oscar 2005
Galeria de fotos
» Os vencedores
» As musas do Oscar 2005
» Os musos do Oscar 2005
» Gisele Bündchen acompanha DiCaprio
» Os apresentadores do Oscar
» Beyoncé canta no Oscar 2005
» Famosos no tapete vermelho
Sites relacionados
No terra
» Assista aos trailers
» OPINE: você concorda com o resultado?
 Últimas de Oscar 2005
» Morre o diretor de "Rambo"
» Academia processa quem vendeu ingressos do Oscar
» Amenábar elogia "a coragem" de Hollywood
» "DiCaprio trabalhou melhor que Foxx", diz Gisele
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O Oscar foi algo mais que um prêmio para o uruguaio Jorge Drexler, que transformou sua estatueta de melhor canção original em uma vitória moral e aproveitou o triunfo para mostrar à Academia como cantar sua música.

"Eu queria cantar e, em cada intervalo, ensaiava a canção", disse o intérprete sobre seu momento de glória na 77ª edição do Oscar, na qual não pôde interpretar sua música, tema de Diários de Motocicleta, porque foi considerado pouco conhecido pelo público, o que poderia prejudicar a audiência da cerimônia.

Para a apresentação "oficial" da música, foram escalados pela Academia o ator Antonio Banderas e o guitarrista Carlos Santana, rostos conhecidos pelo público americano e identificados como "latinos".

Ao receber a estatueta, Drexler, em vez de fazer um discurso, entoou a capela alguns versos de Al otro lado del río mostrando a estatueta para o público.

Foi um discurso de improviso que agradou os que desconheciam a polêmica e que valeu como uma doce vingança para hispanicos e fãs do músico.

Drexler calculou até onde poderia cantar a música sem extrapolar os 22 segundos de que dispunha para seu discurso e contou com a Academia para que pudesse fazer o que queria: cantar sua canção.

"Gosto é de cantar, não sou vingativo", afirmou o intérprete, se livrando da polêmica que cercou a sua candidatura na semana passada.

Polido, o músico disse que o estilo de Banderas é completamente diferente do seu mas agradeceu o apoio do ator espanhol durante a polêmica. Com Santana, porém, Drexler não foi tão diplomático: "Santana não me procurou, mas Banderas demonstrou sua sensibilidade".

Drexler dedicou a estatueta a Walter Salles, diretor de Diários de Motocicleta, e a seu protagonista, o mexicano Gael García Bernal. Ambos encabeçaram os protestos contra a Academia por não ter dado a Drexler a oportunidade de cantar na cerimônia.

"Gael fez algo muito sincero", disse Drexler, em referência à ausência do ator na cerimônia em solidariedade a ele. "É sempre preciso fazer o que dita o coração", afirmou.

Essa foi a máxima que o cantor seguiu durante toda a vida. Formado como otorrinolaringologista, deixou a medicina há uma década para seguir sua verdadeira paixão, a música.

Drexler falou da importância deste prêmio para a América Latina e para a música em espanhol. "O fato de ter sido candidato e de ter um Oscar tem a ver com a expansão do nosso idioma pelo mundo", disse.

Al otro lado del río foi a primeira canção indicada ao Oscar em espanhol.

Apenas outra canção em idioma diferente do inglês ganhou o Oscar. Foi Never on Sunday (1960), do filme grego de mesmo título.

O Oscar servirá para que o músico, até então um desconhecido, ganhe o mercado americano já que, no dia 8 de março, será lançado nos EUA seu último CD, Eco, que inclui o tema Al otro lado del río.
 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade