Toronto 2006

Sites Relacionados

Toronto 2006

Quinta, 11 de maio de 2006, 20h26 

Surdos tem seu próprio festival de cinema em Toronto

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

Um filme sobre um DJ que perde sua audição após décadas ouvindo batidas de música inicia um festival sobre cultura de surdos em Toronto, nesta quinta-feira, destacando esforços para explicar o surdo para um mundo ouvinte.

Assista a trailers inéditos

It's All Gone Pete Tong é um documentário-gozação produzido em parceria entre Canadá e Grã-Bretanha. O título do filme significa "deu tudo errado", em gírias rimadas dos bairros pobres londrinos.

Catherine MacKinnon, uma cineasta surda, que se formou na Universidade Ryerson, em Toronto, disse que o Festival Internacional de Filmes e Artes de Toronto para Surdos tem como objetivo fornecer uma maior audiência para filmes feitos por surdos e pessoas com audição difícil.

"Eu sinto que os surdos deveriam mostrar sua cultura e o uso da língua de sinais em filmes, como qualquer outra linguagem", disse MacKinnon, a diretora do festival, por email.

O evento de quatro dias traz documentários, longas e curtas-metragens do Canadá, Europa, Japão, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

Os filmes são legendados, alguns têm som e outros apresentam artistas surdos e não-surdos. A única condição é que alguém na produção do filme seja da comunidade de surdos.

Toronto já sedia uma série de festivais de cinema, incluindo o importante Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro, uma festa amigável com os negócios, que costuma ser uma plataforma de lançamento para filmes indicados ao Oscar.

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.