Toronto 2006

Sites Relacionados

Toronto 2006

Quarta, 23 de agosto de 2006, 07h11 

Festival de Cinema de Toronto promete grandes nomes e estréias

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A 31ª edição do Festival de Cinema de Toronto vai atrair mais astros e estrelas, inclusive pesos pesados de Hollywood como Brad Pitt, Russell Crowe, Jennifer Lopez, Reese Witherspoon e Sean Penn.

Assista a trailers inéditos

Os organizadores disseram na terça-feira que o festival de dez dias, que começa em 7 de setembro, vai incluir 352 longas e curtas-metragens de 61 países, entre elas 107 estréias mundiais.

Nos últimos anos, o festival vem conquistando mais influência, tanto que hoje, ao lado de Cannes, Berlim e Sundance, é visto como uma das principais vitrines dos filmes que vão competir pelo Oscar e outros prêmios no início do próximo ano.

Os atores Liam Neeson, Jude Law, Dustin Hoffman, Peter O''Toole e Anthony Hopkins também são aguardados para incrementar o contingente de celebridades do festival.

Muitos dos longas exibidos farão suas estréias mundiais no evento, e muitos dos filmes são inscritos no festival na esperança de encontrar distribuidores entre os 5.000 profissionais da indústria cinematográfica previstos para comparecer ao festival.

"Os tentáculos do festival se estendem para todas as partes do mundo", disse o diretor do evento, Piers Handling.

Entre os filmes que farão suas estréias estão A Grande Ilusão (All the King's Men), com Sean Penn, remake de um clássico sobre a ascensão e queda de um político sulista, e "Rescue Dawn", do cineasta alemão Werner Herzog, sobre um aviador americano que foge de uma prisão do Laos durante a Guerra do Vietnã.

Também será exibido "A Good Year", de Ridley Scott, com Russell Crowe e Albert Finney, sobre um empresário britânico que tira um ano de folga na Provence.

Terão tratamento de tapete vermelho "The Journals of Knud Rasmussen", de Zacharias Kunuk e Norman Cohn, que vai abrir o festival, e o documentário "Dixie Chicks: Shut up and Sing", um dos filmes de teor político mais carregado do festival. O documentário mostra as consequências sofridas pelas Dixie Chicks depois de sua cantora Natalie Maines ter expressado críticas ao presidente americano George W. Bush em um concerto em Londres em 2003.

"The Journals" é baseado nos escritos de um etnógrafo dinamarquês da década de 1920 sobre o choque de culturas entre os exploradores árticos europeus e os nativos inuit (esquimós).

"Não apenas nossa seleção de filmes exerce grande impacto sobre... o Oscar e o Globo de Ouro, como, cada vez mais, os maiores diretores e astros têm vindo a Toronto para apresentar seus novos filmes ao público pela primeira vez e conseguir distribuição para eles", disse o co-diretor do festival, Noah Cowan.

O festival também terá o documentário de quatro horas de duração de Spike Lee sobre a passagem do furacão Katrina por Nova Orleans, "When the Levees Broke: A Requiem in Four Acts".

Reuters
Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.