32ª Mostra Internacional de SP

› Diversão › Cinema e DVD › 32ª Mostra Internacional de SP

32ª Mostra Internacional de SP

Quarta, 29 de outubro de 2008, 14h14 Atualizada às 14h16

'Appaloosa' traz humor cínico ao faroeste

Orlando Margarido
Direto de São Paulo

Bastaria os olhares e os diálogos cúmplices para o espectador mais atirado suspeitar que existe algo além da amizade entre os personagens de Ed Harris e Viggo Mortensen no filme dirigido pelo primeiro, Appaloosa - Uma Cidade sem Lei. Mas ainda há o final, quando o assistente Everett (Mortensen) se sacrifica em prol da felicidade do velho amigo xerife Virgil Cole (Harris).

» Del Toro encerra Mostra de SP na tela e ao vivo
» Diretor filma seu "Pixote" com sensibilidade
» Assista a trailers da Mostra
» Confira a programação

Tudo corroboraria da suspeita, portanto, não fosse o real mais impositivo que o imaginário. Afinal, estamos no Oeste de "o" maiúsculo americano dos anos de 1800, suposta terra de machos que configurou um gênero a parte no cinema e, entre os dois, existe uma mulher (Renée Zellweger).

A inicialmente meiga Allison não chega a criar um conflito amoroso em forma de triângulo - como em Jules e Jim, referência no tema de François Truffaut - mas bem que se esforça na conquista do xerife ao mesmo tempo em que lança um rabicho de olho para seu parceiro. O modo bem-humorado, por vezes cínico, com que o Harris diretor conduz sua história é o elemento diferenciado no cenário do faroeste que já aceitou de tudo, da maestria de John Ford às sátiras de sessão da tarde.

Harris não é Clint Eastwood, que atualizou o western nos anos 90 com Os Imperdoáveis, mas contribui com seu quinhão para manter a tradição intacta. E esta se dá na conhecida trama do bando dos fora-da-lei e seu domínio de um vilarejo até a chegada da autoridade que vem pôr ordem na casa.

Líder dos primeiros, Randall Bragg (Jeremy Irons, um pouco afetado no papel) mata o xerife local e acaba por atrair um substituto à altura de sua valentia. Além de impor regras nem sempre razoáveis, o novo xerife Cole e seu colega se lança na tentativa de enforcar o inimigo pelo assassinato, mote para reviravoltas que o espectador, agora sem dubiedades, já está acostumado a acompanhar nos faroestes.

Especial para Terra

Busque outras notícias no Terra