Boletins
Receba as últimas notícias em seu email
Fale Conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!
Sites relacionados
Diversão
Rádio
Jovem
Festival de Brasília 2005
Segunda, 21 de novembro de 2005, 19h24 
Festival de Brasília é dedicado ao cinema nacional
 
 Últimas de Festival de Brasília 2005
» "Eu Me Lembro" é o grande vencedor de Brasília
» Festival de Brasília chega ao final sem favoritos
» Brasília aplaude sexo, drogas e rock do filme "A Concepção"
» Filme de Ruy Guerra divide opiniões em Brasília
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Um festival totalmente dedicado à produção cinematográfica nacional. É assim, desde 1965, que o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro vem se destacando no País. A partir desta terça-feira, dia 22, o evento entra em sua 38ª edição - a ditadura militar proibiu a realização do Festival nos anos de 1972, 1973 e 1974.

O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro nasceu a partir da Semana do Cinema Brasileiro, criada por uma comissão instituída pelo professor Cleantho Rodrigues Siqueira, presidente da Fundação Cultural do Distrito Federal, e dirigida por Paulo Emílio Salles Gomes, na época professor da Universidade de Brasília (UnB).

Na primeira edição, em 1965, o maior destaque foi A Hora e a Vez de Augusto Matraga, filme de Roberto Santos baseado no conto de Guimarães Rosa. O longa venceu os prêmios de melhor filme, diretor, argumento, diálogo e ator.

O nome que persiste até hoje - Festival de Brasília do Cinema Brasileiro - nasceu na terceira edição, em 1967.

O evento cultural começou a ser acossado pela ditadura militar em 1971, mas aconteceu naquele ano, mesmo com algumas restrições. Entre 1972 e 1974, porém, foi impossível driblar a "viseira" imposta pelo governo militar.

O Festival de Brasília mantém a proposta de servir como um fórum de discussão e promoção sobre o cinema nacional para produtores, cineastas, distribuidores, técnicos e novos realizadores.
 

Redação Terra