Festival de Brasília 2006

Sites relacionados

Festival de Brasília 2006

Sexta, 17 de novembro de 2006, 15h09  Atualizada às 15h25

Frei é torturado no polêmico Batismo de Sangue

Divulgação

Caio Blat estudou a vida do Frei Tito para compor o papel
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O longa-metragem Batismo de Sangue, que estréia no Festival de Brasília, mostra a polêmica e real história de cinco frades dominicanos que enfrentaram a ditadura militar e acabaram torturados nas mãos das autoridades. Frei Tito (Caio Blat) é o personagem central da trama, que foi violentado por três anos consecutivos enquanto estava preso.

Veja fotos dos longas!
Veja fotos dos curtas!

Opine: qual filme será destaque em 2006?

Dirigido por Helvécio Ratton, a adaptação foi livremente baseada na publicação de mesmo nome. Batismo de Sangue procura mostrar os anos de exílio do Frei, "destruído" em uma prisão.

Apesar de falar sobre ditadura, o filme tem mais conotação poética. O sofrimento do Frei é a parte principal da história, que traz ainda depoimentos e relatos das lutas armadas e medidas repressivas da década de 60.

De acordo com informações dos bastidores, Caio Blat se transformou para viver o papel de Tito, chegando a chorar de verade durante as cenas emocionantes. O ator estudou a história real e visitou Fortaleza, além de ler o livro, o que garantiu todo o realismo do filme.

Redação Terra