Festival de Brasília 2006

Sites relacionados

Festival de Brasília 2006

Sexta, 17 de novembro de 2006, 15h09  Atualizada às 15h26

Festival de Brasília é objeto de "desejo" dos diretores

Divulgação

Festival de Brasília já lançou diretores famosos como Tata Amaral
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O Festival de Brasília surgiu em 1965, pautado por polêmicas, encontros e lançando centenas de filmes. Depois de ter ganhado expressividade internacional, o festival passou a ser objeto de culto por diversos diretores, que começaram a criar longas-metragens especialmente para a ocasião.

Veja fotos dos longas!
Veja fotos dos curtas!

Opine: qual filme será destaque em 2006?

O evento aconteceu graças à Fundação Cultural do Distrito Federal, que teve a iniciativa e o apoio da Universidade de Brasília de criar a Semana do Cinema Brasileiro. Os estudantes e professores foram os grandes organizadores da primeira edição, que consagrou alguns gênios do Cinema Novo.

De 1972 a 1974, as autoridades militares proibiram a organização do festival, pelo forte conteúdo dos filmes e da possível expressividade dos diretores, que vinham com críticas arrebatadoras à ditadura.

Depois desta fase, considerada difícil para o cinema e principalmente para a música, o festival se consagrou ainda mais, ganhando status e prestígio. Foi aí que repórteres, cinéfilos, diretores e atores passaram a utilizar o evento como forma de contato com outras pessoas do meio, gerando assim, novas idéias, pautas e roteiros para produções que viriam a ser destaque no próximo ano.

Com o sucesso de cada edição, muitos artistas influentes "nasceram" do Festival de Brasília como Helvécio Ratton ¿ que lança o polêmico Batismo de Sangue este ano -, Beto Brant e Tata Amaral, destaque na Rede Globo graças ao seriado Antônia.

O Festival seguiu com sua reputação até hoje, onde novamente lança apenas filmes inéditos. A edição de 2006 será realizada do dia 21 a 28 de novembro e contará com 171 produções.

Redação Terra