> Diversão > Cinema  > Festival do Rio 2004
  Sites relacionados
Columbia Pictures
Fox Film
Fox Vídeo
Diversão
Gente & TV
Guia de Cidades
Cannes
Oscar

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail
Festival do Rio 2004
Domingo, 3 de outubro de 2004, 19h08 
"The Edukators" traz política ao Festival do Rio
 
 Últimas de Festival do Rio 2004
» São Paulo conquista o Festival do Rio
» "Contra Todos" é eleito o Melhor Longa de 2004
» "Nove Canções" aborda sexo sob nova perspectiva
» "A Má Educação" é o mais visto no Festival do Rio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
The Edukators, longa-metragem alemão sobre um grupo de jovens que sonham em mudar o mundo, é um dos destaques do domingo do Festival de Cinema do Rio de Janeiro. O filme teve ótima recepção no Festival de Cannes deste ano, quando concorreu à Palma de Ouro.

O longa-metragem tem direção de Hans Weingartner, 28 anos, presente no evento carioca. Ele participa da sessão às 21h30. Haverá reprises do filme na segunda (19h30) e na quarta (16h30 e 21h30).

The Edukators conta a história de três jovens idealistas que invadem as mansões de ricos e mudam seus móveis de lugar, deixando nas casas mensagens dizendo, por exemplo, "você tem dinheiro demais".

O objetivo não é roubar dos ricos para dar aos pobres, mas fazer seus alvos questionarem seus próprios privilégios. Quando os três jovens são pegos em flagrante pelo dono de uma casa, eles o sequestram e são obrigados a colocar seus ideais em prática.

O diretor, austríaco de nascimento e que também é neurocirurgião formado, disse que a história foi inspirada por sua própria frustração diante da falta de ideais políticos de sua geração e o impacto sufocante das imagens da mídia e da publicidade.

"Não sabemos onde usar nossa energia revolucionária e não sabemos como combater o sistema porque não conseguimos segurá-lo, então não sabemos como atacá-lo", disse ele em Cannes. "O sistema se tornou invulnerável porque ele próprio nos vende revolução."

The Edukators é estrelado por Daniel Bruehl, mesmo ator de Adeus, Lênin!.

Bruehl disse que teve vontade de fazer o papel de Jan, o protagonista, porque o personagem possui uma visão crítica da sociedade e tem a coragem de fazer algo a respeito.

Os críticos em Cannes aplaudiram nas cenas em que os sequestradores e sua vítima discutem com inteligência como o idealismo juvenil costuma desaparecer.

Weingartner evita criar um final simplista, preferindo deixar aberta a possibilidade de cada um dos personagens ser transformado pela experiência.

"Meu filme não pretende convocar à revolução. Para mim, é muito mais importante destacar a importância de sermos críticos e questionarmos o status quo", disse.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade