> Diversão > Cinema e DVD  > Festival do Rio 2004
  Sites relacionados
Columbia Pictures
Fox Film
Fox Vídeo
Diversão
Gente & TV
Guia de Cidades
Cannes
Oscar

  Fale Conosco
Participe e envie suas sugestões aqui!

  Boletim
Receba as novidades em seu e-mail
Festival do Rio 2004
Domingo, 3 de outubro de 2004, 19h12 
"Vereda Tropical" mostra vida de autor exilado
 
 Últimas de Festival do Rio 2004
» São Paulo conquista o Festival do Rio
» "Contra Todos" é eleito o Melhor Longa de 2004
» "Nove Canções" aborda sexo sob nova perspectiva
» "A Má Educação" é o mais visto no Festival do Rio
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O filme argentino Vereda Tropical, do diretor Javier Torre, reconstrói a estadia do escritor Manuel Puig no Rio de Janeiro nos anos 1980.

O filme, que recebeu os prêmios de melhor diretor e melhor ator no Festival de Gramado deste ano, será exibido no Festival do Rio de Janeiro neste domingo, às 24h. Haverá reprises na segunda (21h30) e na quarta (14h).

Responsável pelo sensível Um Amor de Borges, sobre o compatriota Jorge Luis Borges, o diretor e roteirista demonstra uma preferência pela iluminação dos homens por trás dos escritores.

Puig, exilado de uma Argentina governada pela ditadura militar, profundamente autoritária e intolerante com sua homossexualidade, vive paixões instáveis, oscilando entre solidão e angústia que contrastam com a paisagem permanentemente ensolarada do Rio. Ele é interpretado por Fabio Aste.

O toque polêmico fica por conta da opção do Puig deste filme, que grava obsessivamente suas conversas com os amantes, inclusive durante os encontros sexuais, usando-os como a matéria-prima principal de seus livros, que se tornaram sucesso em todo o mundo - como O Beijo da Mulher-Aranha, base do filme de Hector Babenco que trouxe o Oscar de melhor ator para William Hurt em 1985.

Além da polêmica (que parece colocar em dúvida a capacidade criativa de Puig), a opção por seguir os fugazes estados de espírito do protagonista nem sempre é concretizada a contento.

Soam artificiais muitos dos diálogos e situações, provocando um distanciamento. Ainda assim, o desempenho de Fabio Aste é digno de elogios. A brasileira Sílvia Buarque, no elenco, fica prejudicada por um papel mal definido.
 

Reuters

Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade