Festival de Gramado


Festival de Gramado

Terça, 14 de agosto de 2007, 08h23 

Diretor reclama de exibição no Festival de Gramado

Danilo Lima
Direto de Gramado
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O diretor Hermano Penna interrompeu a exibição do filme Olho de Boi, um dos longas da mostra competitiva do Festival de Gramado, para reclamar do enquadramento da película nesta segunda-feira.

» "A gente se sente em Hollywood", diz Zezé Motta
» Jonas Bloch elogia o cinema brasileiro
» 2º dia levanta expectativas
» Confira a lista dos indicados

"Acho um absurdo passar um filme deste jeito na noite de estréia", reclamou ele, pedindo um reposicionamento da janela após mais de cinco minutos do início da exibição.

O protesto teria comprometido não só a qualidade do filme, como também a visão dos espectadores, que se alterava de acordo com o seu posicionamento na sala de cinema.

A "janela", como é conhecida na linguagem cinematográfica, insere "barras" de segurança nos filmes, o que permite que elementos como o microfone de áudio não apareçam no material final, segundo o cineasta Rafael Gomes, um dos criadores do Tapa na Pantera.

Enquanto muitos deram razão para o diretor, outros abandonaram a sessão antes mesmo do reinício.

Esta não é a primeira polêmica a acontecer no festival. Neste domingo, durante a apresentação da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, um jovem da platéia não se levantou para cantar o hino nacional, irritando alguns músicos, que chegaram a tecer comentários alegando "desrespeito" e pedindo a atenção dos seguranças.

Redação Terra