Festival de Gramado


Festival de Gramado

Terça, 14 de agosto de 2007, 08h28 

Filme sobre Evo Morales levanta discussão política em Gramado

Danilo Lima
Direto de Gramado
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O documentário argentino Cocalero, do diretor Alejandro Landes, fez sua estréia no Festival de Gramado nesta segunda-feira, levantando a trajetória de Evo Morales até chegar à presidência da Bolívia.

» Diretor reclama de exibição
» "A gente se sente em Hollywood", diz Zezé Motta
» Jonas Bloch elogia o cinema brasileiro
» Confira a lista dos indicados

Exibido no Palácio dos Festivais e assistido por poucos, a produção retrata o movimento sindical no país, além do papel da mulher como peça fundamental para o êxito desta ação, abrindo as primeiras discussões políticas do evento.

O discurso indígena, aqui representado pelo próprio Morales, ainda mantém um papel forte, com poucas referências históricas, o que fez muitas pessoas se perderem, especialmente aqueles que não acompanharam toda a história política do presidente.

A "caminhada" de Evo Morales é retratada no filme especialmente pelo movimento esquerdista cocalero, composto por agricultores que cultivam plantações de coca para mascar suas folhas.

O indígena venceu as eleições de 2005 em primeiro turno contando com o apoio populacional e de Hugo Chávez, que teria financiado sua campanha.

O filme é apenas uma das produções estrangeiras que concorre na mostra competitiva. Nesta segunda-feira, ele foi um dos temas do debate realizado no Centro de Eventos da UFRGS, que também abriga atrações do Festival de Gramado.

Redação Terra