inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

Almodóvar diz que não vai "passar despercebido" em Cannes

06 de maio de 2004 17h32 atualizado às 17h29

Pedro Almodóvar . Foto: Reuters

Pedro Almodóvar
Foto: Reuters

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar, que no dia 12 inaugurará o Festival de Cinema de Cannes (França) com La Mala Educación, disse que não irá ao maior festival de cinema do mundo para "passar despercebido". Além disso, afirmou que, agora, está "mais cômodo" que quando competiu em Cannes com o filme Tudo Sobre Minha Mãe.

Veja o trailer do filme!
Almodóvar comenta o filme
Cenas do filme
Fotos: Almodóvar apresenta o filme

O cineasta - cujo filme será exibido fora da competição de Cannes - deu estas declarações ao apresentar a edição do roteiro de La Mala Educación, que contém o final original do primeiro rascunho, parte que não foi colocada no filme.

Almodóvar prometeu incluir duas cenas inéditas e esse novo final no DVD do filme.

"Tenho idade suficiente para ir a um festival como Cannes e não passar despercebido nem sofrer com o nervosismo. Seria ruim que eu passasse despercebido. Tenho um montão de entrevistas para fazer e, se não compito no Festival, competirei na beleza e na juventude com quem estiver pela frente", assinalou Almodóvar, que lembrou que La Mala Educación estréia nesse dia em toda a França e que as expectativas "não podem ser melhores".

Segundo Almodóvar, "os franceses estão muito ansiosos. Neste momento, nas bancas de jornal francesas, saio na capa da metade das revistas".

Além disso, disse o cineasta, "há mil trailers em toda a França e o público espera ansiosamente para ver esse filme. Os meios de comunicação franceses já viram e escreveram muito bem" sobre ele.

Almodóvar converteu-se no primeiro cineasta espanhol que tem a oportunidade de abrir o Festival de Cannes. "Fui eu que escolhi não competir este ano porque não me parece natural competir com filmes que adoro", disse o cineasta.

O único problema que Almodóvar enfrenta agora é a escolha da roupa que usará no festival. "Estou há duas semanas preparando o vestuário e faço um pedido aos costureiros para que não diminuam o tamanho das roupas", pois, segundo afirmou, "não entro nos smokings".

Depois de Cannes e da estréia na França, La Mala Educación começará a ser exibida, uma semana depois, na Grã-Bretanha, onde já houve a pré-estréia para a imprensa e onde os jornalistas disseram, segundo Almodóvar, que gostaram muito do trabalho.

No segundo semestre, este filme chegará à Itália e, em novembro, estreará nos Estados Unidos.

Na apresentação do roteiro de La Mala Educación, Almodóvar esteve acompanhado por parte do elenco do filme: Fele Martínez, Javier Cámara, Candela Peña e Leonor Watling.

Um dos presentes ao ato, o artista Paco Clavel perguntou a Almodóvar se ele estava convidado para o casamento do príncipe Felipe e de Letizia Ortiz - no dia 22 de maio -, e o cineasta respondeu dizendo que "até agora não".

"Já é um pouco tarde, sobretudo para escolher o modelo, acho que não serei convidado", acrescentou.

Fotos de Pedro Almodóvar
Biografia de Pedro Almodóvar
Filmografia do cineasta

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.