Festival de Brasília 2007

Festival de Brasília 2007

Sexta, 23 de novembro de 2007, 12h37 

Festival de Brasília lança DVD comemorativo

Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

A edição deste ano do Festival de Brasília marca o lançamento de DVD comemorativo, que reúne dez curtas-metragens premiados em quatro décadas de evento.

» Confira a seleção
» Veja sinopses de filmes da programação
» Opine sobre esta edição
» Assista a trailers inéditos

Festival de Brasília: 40 anos em 10 curtas, idealizado pela produtora Ana Arruda Neiva, registra simbolicamente a trajetória da primeira mostra de cinema no País.

Segundo Ana Arruda, a idéia de lançar o DVD surgiu no ano passado, após lamentações do público e dos realizadores quanto ao pouco espaço para os curtas fora do festival.

"Um DVD com curtas-metragens históricos, vistos apenas uma vez durante alguma edição ou apenas conhecidos pelos títulos, poderia simbolizar os 40 anos como uma proposta de distribuição e exibição, questões para serem reformuladas, principalmente nos dias de hoje com a era digital tão comentada", afirmou.

Alexandre Costa, proprietário da Cult Vídeo, completa: "O curta-metragem vive praticamente de mostras e festivais de cinema."

Para a curadoria, foram convidados o cineasta Vladimir Carvalho, o jornalista Sérgio Moriconi e Fernando Adolfo - coordenador geral do festival. Todos os curadores estiveram presentes e foram atuantes ao longo das edições do Festival, das quais assistiram boa parte dos mais de 800 curtas-metragens exibidos até hoje.

Os destaques
Brinquedo Popular do Nordeste, de Pedro Jorge de Castro, cuja cópia restaurada foi exibida na abertura da 40ª edição, é um dos destaques do DVD.

A fita reúne ainda produções de cineastas consagrados como Marcelo Gomes (diretor do premiado longa Cinema, Aspirina e Urubus), Roberto Santos (de A Hora e a Vez de Augusto Matraga), Edgard Navarro (atuante no período do Cinema Novo) e Andréa Tonacci (diretor de clássicos do Cinema Marginal).

Há ainda filmes do animador Marcos Magalhães (coordenador do AnimaMundi), do professor e pesquisador da USP Carlos Calil e do José Araripe Júnior (atual coordenador do Ctav), além de cineastas da nova geração como Rafael Conde e Adirley Queiros.

Redação Terra