Festival de Gramado


Festival de Gramado

Quinta, 16 de agosto de 2007, 08h13 

Filme é exibido em cópia de serviço no Festival de Gramado

Danilo Lima
Direto de Gramado
Busca
Saiba mais na Internet sobre:
Busque outras notícias no Terra:

O documentário Cocalero, de Aleandro Landes, foi exibido nesta segunda-feira no Festival de Gramado com uma cópia de serviço. A polêmica começou quando apareceram mensagens anti-pirataria no telão do Palácio dos Festivais, no qual são realizadas as principais exibições.

» Filme sobre Evo Morales levanta discussão política em Gramado
» Diretor reclama de exibição
» Em Gramado, curtas variam de gêneros
» Confira a lista dos indicados

A organização do festival assumiu o erro e afirmou que o equívoco só aconteceu porque a cópia oficial acabou chegando ao aeroporto de Porto Alegre por volta das 20h do dia 13. A exibição do filme estava programada para às 19h.

Efetuando mais esclarecimentos, a comissão de Gramado informou ainda, que Cocalero foi exibido com sua cópia original na reprise oficial da mostra, nesta terça-feira de manhã.

O filme conta a trajetória do indígena Evo Morales e sua tribo de cocaleros, plantações de Coca que originam a droga cocaína, por meio de sua campanha anti burguesia. Ele chegou à presidência da Bolívia com a ajuda de Hugo Chávez.

A 35ª edição do Festival de Gramado já gerou outras controvérsias. Durante a abertura, o maestro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre se irritou durante a apresentação do hino da república, quando um jovem da platéia se recusou a levantar e mostrou o símbolo do nazismo para os presentes.

Ainda na última terça-feira, Hermano Penna interrompeu a exibição de seu filme Olho de Boi para reclamar do posicionamento da película, contra a estética de seu projeto original.

Redação Terra