Walter Salles e os atores Gael García Bernal, Mia Maestro e Rodrigo De la Serna em Cannes
Foto: AP
A publicação internacional, que tem um escritório temporário em Cannes, faz todo ano um ranking dos melhores filmes baseado no julgamento de críticos de cinema do mundo todo presentes no festival.
Até esta quinta-feira, faltando exibir apenas quatro dos 19 concorrentes da competição, os críticos deram nota 2,9 (em uma escala de 0 a 3) para o longa dirigido por Walter Salles.
Diários de Motocicleta ficou atrás apenas do filme francês Look at Me, da diretora Agnes Jaoui, que ganhou a nota máxima. Em terceiro, está o polêmico documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore.
Os críticos
O editor-chefe da Screen International em Cannes, Colin Brown, explica que a revista escolhe críticos de 11 paises. "Pegamos alguém que seja reconhecido neste campo que está analisando filmes há anos. É um olhar objetivo para Cannes, porque são as mesmas pessoas que vêm aqui há anos para analisar filmes", disse.
Apesar da cotação alta no ranking da revista e de críticos conceituados participarem da análise, Brown lembra que na maioria das vezes, quem fica no topo do ranking da Screen International, não é o vencedor.
"Geralmente, quem fica em primeiro lugar em nosso ranking não ganha a Palma de Ouro. É raro. O que já ocorreu muitas vezes é que o primeiro colocado ficou com o prêmio especial do júri", afirmou.
"Sentimos que nosso painel reflete o que as pessoas aqui em Cannes pensam sobre o filme. Nunca dá para adivinhar com certeza o que o júri oficial pensa, eles têm lá suas prioridades e motivações."
Como exemplo, Brown compara o ranking da Screen International com os vencedores do ano passado.
"No ano passado, Dogville, de Lars Von Trier, ficou em primeiro lugar mas não ganhou prêmio nenhum, mesmo que alguns o tenham achado o melhor filme de Cannes 2003. Elefante, de Gus Van Sant, não recebeu a pontuação mais alta e venceu dois prêmios, inclusive a Palma de Ouro."
Brown diz, no entanto, que em alguns anos a opinião dos críticos coincidiu com a do júri. "O ano em que Pulp Fiction ¿ Tempo de Violência, de Quentin Tarantino, ganhou a Palma de Ouro, foi o ano em que os críticos também apontaram o filme em primeiro lugar no ranking da revista."
Espaço dos críticos
Para o editor-chefe da Screen International, seu ranking é um espaço livre para os críticos se manifestarem. "Acho que nosso ranking é um espaço em que os críticos podem se manifestar, dar sua opinião, mas o júri é algo completamente diferente", disse.
Mas nem todos os críticos concordam a respeito dos pontos dados aos filmes do ranking.
O brasileiro Rubens Ewald Filho, que está em Cannes mas não faz parte do júri, acha que o festival, a exemplo do ano passado, está fraco. E também não achou Diários de Motocicleta um dos melhores filmes exibidos.
"Diários de Motocicleta tem um personagem coadjuvante que chama muito mais atenção do que o principal, Ernesto Che Guevara. Também faltou uma boa fotografia e conflito na trama", disse.
O filme que chamou a atenção do crítico foi Old Boy, do sul-coreano Park Cham-Wook, que ficou em quarto lugar no ranking da Screen International, com 2,4 pontos.
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