inclusão de arquivo javascript

Cinema

 
 

"Carandiru" abrirá Festival de Mar del Plata

11 de fevereiro de 2004 20h39

Cena de  Carandiru. Foto: Divulgação

Cena de Carandiru
Foto: Divulgação

O filme Carandiru, de Hector Babenco, abrirá a décima-nona edição do Festival de Cinema de Mar del Plata, cujo prêmio passará a chamar-se Astor, anunciou o diretor do evento, Miguel Pereira.

A seção competitiva do festival incluirá 16 títulos que serão conhecidos no fim, do mês na Argentina.

Pereira anunciou em Berlim que o prêmio do Festival de Mar del Plata passará a chamar-se Astor em homenagem ao músico Astor Piazzola, nascido na cidade, e explicou que o nome anterior, Ombú, confundia os estrangeiros, que não tinham conhecimento da existência dessa árvore.

O objetivo do festival é "continuar cimentando nossas raízes latino-americanas" e conseguir que "seja uma referência" para todo o cinema latino do continente e para os "países irmãos" como Espanha, França e Itália, explicou Pereira.

Na entrevista coletiva de apresentação do Festival de Mar del Plata, o vice-presidente do Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais argentino (INCAA), Jorge Alvarez, disse que "o cinema está contribuindo" para tirar a Argentina da crise.

Pereira anunciou que o evento incluirá projeções de alguns dos filmes argentinos exibidos no Festival de Cinema de Berlim, como e El Abrazo Partido, de Daniel Burman, que concorre ao Urso de Ouro, e de Memoria del Saqueo, de Fernando Solanas, que recebeu um Urso de Ouro pelo conjunto de sua obra.

Além disso, o Festival de Mar del Plata homenageará o cineasta britânico Ken Russell e aos argentinos Fernando Birri, que ganhará uma retrospectiva, e Fernando Solanas.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.